domingo, 12 de julho de 2009

Colocando a cultura nos trilhos


As depredações, pichações e o mato que tomam conta das estações ferroviárias de São Gonçalo podem dar lugar a atividades culturais. O vereador Marlos Costa (PT) apresentou, recentemente, na Câmara Municipal de São Gonçalo, um projeto de lei para o tombamento das estações, tornando-as patrimônio histórico da cidade. O objetivo é, futuramente, transformar esses espaços em centros culturais.

"As estações fazem parte de uma época importante da cidade, quando São Gonçalo foi considerada a Manchester Fluminense, devido ao grande número de indústrias que havia por aqui. Não podemos deixar essa história se perder. Preservar as estações é preservar a história de São Gonçalo", ressalta o parlamentar.

Atualmente, as estações da antiga rede ferroviária estão sob a responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De acordo com o superintendente do órgão, Carlos Fernandes Andrade, com o tombamento, será possível solicitar verba através da Lei Rouanet, para a recuperação das estações. Ele disse ainda, que é possível ceder as estações à Prefeitura para que sejam desenvolvidas atividades culturais.

"A lei que extinguiu a rede ferroviária nos possibilita, através de um pedido à Superintendência de Patrimônio da União (SPU), do Ministério do Planejamento, a seção das estações que tenham importância histórica para as prefeituras que apresentem bons projetos artísticos e culturais", explica Carlos Fernandes.

De acordo com Marlos Costa, recentemente, representantes da Secretaria de Estado de Transporte, da construtora Queiroz Galvão, responsáveis pela implantação da Linha 3 do Metrô, e da Secretaria de Cultura de São Gonçalo visitaram as estações do Porto da Madama, do Centro e de Alcântara. Na ocasião, eles teriam informado que as estações não serão utilizadas no projeto da Linha 3.

Através da assessoria de imprensa, a Secretaria de Estado de Transporte confirmou que o projeto de implantação da Linha 3 não interfere no processo de preservação das estações Porto da Madama e de Alcântara, já que todo o desenho do projeto se baseia em construções elevadas.


Projeto – Conselheiro de Cultura de São Gonçalo, o designer gráfico e professor de educação artística Alexandre Valentim, conta que a ideia de transformar as estações em espaços culturais nasceu em 1997. Contudo, ele nunca teria conseguido apoio concreto até este ano.

"Quando procurei o Iphan, descobri que o primeiro passo para conseguir verba para a recuperação das estações era o tombamento. A partir daí, procurei o Marlos, que é presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, que abraçou a ideia. Agora vamos esperar a aprovação e sanção do projeto", disse Valentim.

A ideia do conselheiro é aproveitar o pé direito alto das estações para dividi-las em dois andares. No primeiro ocorrerão exposições artísticas e culturais. Já no segundo, os artistas da cidade terão espaço para promover oficinas.

O projeto deve ser votado após a volta do recesso da Câmara de Vereadores e depois irá para sanção da prefeita Aparecida Panisset.




O Fluminense
Edição de domingo, 17/07/09

5 comentários:

  1. Gostaria de sugerir ao vereador que faça uma visita surpresa às "Casas do Futuro" / "Portais 24 horas" (ou quaisquer outros nomes que tenham inventado). A verdade é que este governo desvirtuou os espaços e sucateou a iniciativa pioneira no Brasil: a das Lan-Houses públicas gratuitas para inclusão digital.

    Onde foram parar os equipamentos?
    O que acontece nestes espaços? Nada?!
    O que os funcionários fazem?
    Por que várias delas estao abandonadas e cheias de mato ao redor?

    ResponderExcluir
  2. Antes de mais nada, achei excelente a sugestão do Rogério. Muito bem colocada! Para variar, essa questão partidarista acabou abandonando estes espaços totalmente inovadores. Aliás, o nome "Casa do Futuro" era bem condizente. Deveria haver uma completa reformulação do projeto, com a aquisição de novos computadores, instalação de internet de melhor qualidade e por aí vai...

    Mas eu nem iria comentar isso. Quero parabenizar o senhor, vereador, e o professor Alexandre Valentim por este projeto fantástico, que me faz ser orgulhoso por morar nesta cidade. A valorização das estações ferroviárias, as quais eu admiro desde pequeno, é passo importantíssimo para continuarmos quebrando este estereótipo de cidade-dormitório, que tanto danifica a imagem de São Gonçalo.

    Gostaria de saber se ainda existe o projeto de recuperação do cinema do Rodoshopping, que há um tempo foi considerado pela prefeitura e, para variar, depois foi esquecido. Este projeto previa ainda o fechamento da Rua Eduardo Ferrari (se eu não me engano) e a transformação do local em um boulevard com vários cafés e espaços culturais.

    Por fim, gostaria de saber do senhor o por que de o modelo de construção de escolas adotado na gestão de Ezequiel, assim como as Casas do Futuro, não continua a ser seguido pela prefeitura, já que a construção era de baixo custo? Um exemplo de escola que deu certo foi o CIUG, no Porto da Madama.

    Fica aqui o meu desejo de um ótimo trabalho para o senhor.

    ResponderExcluir
  3. Vale lembrar que as "Casas do Futuro" são também espaços culturais e no projeto original estavam na subsecretaria de Cultura...

    ResponderExcluir
  4. Prezado Marlos.
    Iniciativas como a sua, sem dúvida, são dignas de muitos elogios. Sabemos que a educação ensina, mas não educa ninguém sem a parceria da cultura e das artes.
    A cultura e as artes atráves das suas diversas formas de experimentações estéticas, lúdicas e vivenciais tem o poder de transformar os individuos em cidadãos criativos, respeitadores, preservacionistas, responsáveis e dotá-los de amor e carinho para com o próximo e para com as coisas materiais e imateriais. Esta associação cumprimenta-o pela brilhante e fantástica iniciativa.
    Ataide Farias - de engenheiro Schmitt distrito de São José do Rio Preto.

    ResponderExcluir
  5. Querido Marlos,
    como publicitária, quero expressar a minha satisfação em tê-lo como representante!
    Parabéns pelo Projeto cultural de valorização das estações ferroviárias e pela coragem de entrar na lógica da conservação do que a cidade tem de bom.
    Beijos... conte com o meu apoio e participação sempre ao seu lado...

    ResponderExcluir