terça-feira, 2 de junho de 2009

Vereador Marlos continua vistoriando as Escolas municipais

São Gonçalo: Comissão vistoria Escolas
2/6/2009

A Comissão de Educação da Câmara de Municipal de São Gonçalo, presidida pelo vereador Marlos Costa (PT) vistoriou hoje (01.06) mais duas escolas da rede municpal de ensino. Pela manhã, o parlamentar esteve na Escola Municipal Salgado Filho, em Itaóca. À tarde, Marlos seguiu para a Escola Municipal Luiz Gonzaga, na Estrela do Norte. Na escola de Itaóca, que possui 162 alunos de educação infantil, Marlos pode perceber o esforço dos profissionais para driblar a falta de condições e recursos. “A escola é muito bem cuidada. Surpreende a criatividade dos professores que trabalham com escassez, mas conseguem maximizar os recursos e se dedicam com emprenho. O que falta na Salgado Filho é um parquinho e espaço adequado para atividades de lazer e esportivas”, relatou Marlos.
Já na Escola Municipal Luiz Gonzaga, o que espanta e a total falta de condições do espaço, que anterormente abrigava uma unidade de saúde. No local, o que se encontra são salas de aula pequenas, sem portas ou janelas, o que dificulta o trabalho, já que os sons se confundem. Paredes sujas, marcas de infiltrações, portas quebradas, espaços isolados com tapumes, banheiros quebrados, vazamentos, pátio inadequado para a prática de esportes. Este foi o cenário encontrado pela Comissão. A biblioteca da escola funciona no antigo Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do posto de saúde desativado, alguins livros estão empilhados no chão por falta de local adequado.
“É desumana a condição de trabalho e ensino a que estão submetidos professores e alunos do Luiz Gonzaga. O esgoto do pátio corre a céu aberto quando chove. O espaço não é apropriado para uma escola. Isso não servia para a Saúde, porque vai servir para a educação?”, questiona a professora Rosália do Nascimento Campos, de 39 anos, há 19 trabalhando na unidade. Ela acrescenta que não foi justo despejar a escola do antigo terreno onde hoje funciona o Centro de Integração da Pertrobras. “Antes de derrubar a escola deveriam ter construído um novo espaço e não nos trazer para um posto de saúde desativado. Estamos aqui expondo a nossa saúde. A escola e o próprio Luiz Gonzaga não merecia isso. A nossa luta é muito grande', desabafou a professora.
Para Marlos, as condições do imóvel ocupado pelo Luiz Gonzaga não justificam o valor do aluguel de R$ 20 mil pagos pela Prefeitura. “O Luiz Gonzaga não pode ficar onde está, o local é inadequado. É a pior escola que já visitamos, não há razão para continuar ali. Vamos acompanhar de perto as obras do novo prédio, que está parado por problemas com a empresa que estava executando a obra. Amanhã (02.06), às 10h haverá nova licitação para escolher a empresa que dará prosseguimento à construção e vamos ficar atentos para que o serviço seja concluíido o mais breve possível para que os cerca de 730 alunos do Luiz Gonzaga tenham um local adequado pra estudar”, disse Marlos.
Fonte: Assessoria de Imprensa

3 comentários:

  1. Não entendo por que a Petrobrás não se preocupa com esta obra, que deveria ser de responsabilidade dela, já que foi ela quem derrubou o predio original da escola, sem antes ter construído um novo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns vereador Marlos por mais esta iniciativa!!!

    Mais uma vez o senhor mostra por meio deste blog a sua forma transparente e democrática de fazer política.

    Abraços,
    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  3. Vereador, como sou aluno de Engenharia Civil, sou muito interessado nas obras que estão prestes a acontecer em São Gonçalo, como a linha 3 do metrô, a estação das barcas, a nova sede da Câmara Municipal e etc.
    Haveria a possibilidade de o senhor postar aqui no blog fotos ou vídeos desses projetos? Soube, por exemplo, que foi feita uma apresentação de slides no dia da audiência pública para mostrar como ficaria a L3, mas infelizmente tive aula e não pude comparecer...

    ResponderExcluir